quarta-feira, 3 de agosto de 2011

RESPOSTAS

Como ter as respostas, se não há uma verdade única  e novas perguntas sempre virão.


 RESPOSTAS


Onde está a verdade?
Na flor de papel que parece ter cheiro
Ou na flor de verdade que murchou tão cedo?
No calendário que me conta os dias como se o tempo fosse números
Ou na visão do espelho que me aponta tantas rugas e incertezas?

Onde está a resposta?
Na fala dos doutores que poucos entendem
Ou no grito de alívio dos que sorriem por um pão sofrido?
Na escrita elaborada que se guarda nas estantes das bibliotecas
Ou nas faixas mal escritas nos porões da pobreza?

Onde está a direção?
Nas auto estradas com suas faixas e carros importados
Ou nas ruas de chão, sem esgotos, onde corre pés descalços?
Nas ponte aéreas que o capitalismo cria pros empresários
Ou debaixo das pontes onde os mendigos se escondem da chuva?

Onde está a sabedoria?
Nos dizeres de pessoas as quais tudo que lhes contam são livros
Ou na fala mansa do caboclo que aprendeu com o sol e a terra?
Na sofisticação das coisas que a tecnologia nos oferece
Ou no simples artesanato de barro que já atravessou séculos?

Onde vou encontrar sentido pra vida?
Nas religiões que regam tantos preconceitos e regras absurdas
Ou na vida sem fé que me traz a visão da morte como o fim?
No pastor que grita como se a verdade lhe pertencesse
Ou no silêncio de quem nada espera além de um por do sol para morrer?

Como gostaria que ter nesse instante as respostas
Ou pelo menos a certeza que meu filho as terão.
Pra que eu pudesse ir em paz,
mesmo sendo o fim.


                           Marcelo Faleiros.

Um comentário: